Prefácio de Conquistar Novo Emprego

Prefácio de Como Conquistar um Novo Emprego

título original

“COMO CONQUISTAR UM NOVO EMPREGO 2”

novo título

 

ACRESCIDO DE

Novos modelos de curriculum

Termos e frases técnicas para orientação de profissionais

Atualizado para a era da Internet.

PARA UM BOM APROVEITAMENTO DESTE MATERIAL

 

VOCÊ DEVE LER FRASE POR FRASE – PÁGINA POR PÁGINA

 E ASSIMILAR  O SEU CONTEÚDO.

 LER ATÉ AS ENTRELINHAS.

 

Nenhum conhecimento é assimilado sem leitura e dedicação.

 Nenhum livro faz milagres – Você faz o seu próprio milagre

 através do exercício e da atenção.

 Atualizações do material

Março de 2001 – Março de 2003 – outubro 2017

 

AUTORA: Regina Célia de Souza

 

Registro na Biblioteca Nacional sob n. 33.245 em janeiro 1985.

 “Como Conquistar um Novo Emprego” – Fone: 011-99846-8648

 

Apresentação

Tomei a iniciativa de escrever esta orientação (ainda em 1984) para autocolocação, porque, naquele período e ao longo de meus 8 anos de experiência com pessoas que buscavam um novo emprego, notei que a maioria mostrava-se indecisa, insegura e, principalmente, perdida no mercado, sem saber qual a melhor atitude a tomar. (Hoje já se vão quase 33 anos da primeira edição deste livro – e o estou atualizando para os tempos atuais – como livro virtual. Quando o lancei em 1984 foi o primeiro livro tratando do assunto para o mercado brasileiro. Obras do gênero já existiam, entretanto, somente no idioma inglês, mas no Brasil o modismo do CV ainda não era prática constante).

No exercício profissional notei que muitas pessoas se sentiam desorientadas quanto a métodos eficazes de procura de emprego, especialmente o novato, o recém-formado e o profissional que ficou anos numa mesma empresa.

Ainda hoje, quando o Curriculum já é uma prática os candidatos chegam ao consultor e fazem mil perguntas, não sabem por onde começar, como se portar diante de uma entrevista, qual a melhor apresentação de seu “curriculum” e se realmente é necessário fazer um “curriculum”. Outros não sabem se devem acompanhar o “curriculum” de uma carta; se devem assiná-lo ou não; se é conveniente declarar a pretensão salarial ou mesmo o salário anterior.

As perguntas eram e ainda são tantas que a pessoa que se propõe a prestar assessoria para recolocação perde um tempo enorme esclarecendo essas dúvidas. Então, resolvi escrever estas orientações básicas.

Quero, porém, deixar claro aos leitores que procurei escrever este texto em linguagem fácil e acessível a uma pessoa de cultura média. A finalidade desta obra não é a de acrescentar conhecimentos aos mui cultos, mas ajudar àqueles que necessitam de orientação.

Esclareço, também, que o trabalho todo desta obra foi feito inicialmente em datilografia visando à sua aplicação prática para a época (1984), hoje, está sendo reescrita em Word para internet (a utilização do Word também visa atingir um número maior de pessoas – todos aprendem a utilizar o Word quando adquirem um computador). . Se a finalidade é auxiliar os candidatos a elaborar um “curriculum vitae”, como redigir e apresentar uma carta de solicitação de emprego, como preparar uma mala direta, este livro não poderia ter sido feito em impressão gráfica, html, Acrobat, PageMaker,  pois o seu objetivo deixaria de ser alcançado, nem todos sabem lidar com estas ferramentas do computador. Dentro de minhas orientações, afirmo que um “curriculum” ou uma carta devem ser feitos no sistema que viabilize a leitura, a impressão e manuseio por todas as pessoas que a ele tiver acesso  e não em composição gráfica; portanto, devo apresentar os modelos hoje, no Word para que, assim, mais facilmente os leitores visualizem a disposição do texto de um “curriculum” ou de uma carta.

Tendo em vista dar uma visão geral do processo de colocação, ou auto-recolocação, inicio, numa primeira parte, por uma explanação geral das finalidades de um “curriculum”, das formas de redação, estilo e apresentação. Logo a seguir, entro na parte de processos de auto-recolocação (procura de emprego, serviço de mala direta, técnicas de entrevistas), orientando o candidato, principalmente, sobre o que não pode fazer.

Na segunda parte, apresento os modelos de cartas para mala direta e para solicitação de emprego (respostas a anúncios). Logo após, são apresentados modelos de “curriculum” redigidos e digitados em Word, como exemplo de redação, estética e diagramação. Acrescentamos nesta atualização 450 textos de sugestão para se redigir parágrafos inteiros de curriculum. Isto visa atender às necessidades daqueles que têm dificuldades para escrever, criar textos, mas isto não substitui a sua própria colocação dos termos de sua área e  específicos.

Ao redigir este texto, procurei ser a mais honesta possível, passando informações que de fato vivi e comprovei e evitando ao máximo o ilusionismo e a ficção. Meu objetivo é ajudar os candidatos a andar com os pés no chão, quando saírem em busca de emprego, e não com a cabeça cheia de fantasias. É bom salientar que vivi de 1977 a 1995 o cotidiano de muitos candidatos, participei de suas angústias e incertezas; analisamos juntos, eu e candidatos,  os erros e acertos a cada entrevista realizada e foi assim que adquiri meus conhecimentos: VIVENDO cada fase do processo de recolocação de um cliente. Não escrevo aqui teorias colhidas em outros livros, pois na época nem literatura existia para o assunto. Escrevo o que vivi,  senti, percebi e testei na vida prática.

Quero, também deixar bem explícito, que no momento, e devido a circunstâncias pessoais minhas, não ofereço aqui, nenhuma vaga de emprego a quem solicitar os arquivos deste livro, mas ofereço algo muito importante: a sua libertação da dependência da opinião dos outros e o ficar preso a eventuais vagas que estão sob o poder de poucas mãos –  ofereço-lhe métodos que você poderá utilizar para ter sucesso na busca de um emprego. Estes métodos que você aprenderá nestes meus escritos lhe serão úteis – hoje, amanhã, no futuro e serão úteis não só a você, mas também à sua esposa, ao seu filho, ao seu irmão, também, ao amigo, ao colega. Proíbo a revenda deste material, mas não posso proibir que você empreste, que você ofereça cópias aos amigos. E nem teria como impedir estes atos pessoais entre família e amigos.

Mas o livro foi escrito em 1984!!! (dirá você). Sim, mas estou atualizando, e a tecnologia pode ter mudado, mas o homem não mudou, as suas necessidades primárias continuam sendo as mesmas, e suas ansiedades também. Estou atualizando este trabalho para a época atual, principalmente, sobre quais os meios de comunicação e distribuição de seu material CV-Peça de Marketing Pessoal. Um concorrente meu que escreveu um livro com título semelhante, logo após a edição do meu, em 1986, continua vendendo o mesmo livro no mercado e com sucesso. Porque o conhecimento nunca fica ultrapassado, podemos apenas acrescentar, somar mais conhecimento ao já adquirido, mas os primeiros passos da humanidade continuarão sempre a ser os passos iniciais para todos os que começam a andar – seja na vida – seja na estratégia, seja num método de trabalho,  sempre haverá os primeiros passos. Este livro é em suma, os primeiros passos que você aprenderá a executar por conta própria, visando o seu sucesso.

Os exemplos de curriculum que coloco aqui não são feitos e prontos ou ajustados para você. Você é um indivíduo com personalidade própria e características próprias e nunca irá encontrar um modelo de curriculum que sirva certinho para você. Portanto, você terá que adaptar. Entretanto, nos modelos já criados, escolhendo aquele que você quer utilizar, basta ir apagando partes dos parágrafos e reescrevendo, na sua linguagem técnica, pois a linguagem técnica da sua profissão você precisa e deve conhecer muito bem, e se não conhecer bem, com certeza um bom currículo, todo cheio de palavras bonitas e inventadas,  de nada lhe servirá, pois na hora da entrevista você não terá um desempenho que lhe valha ser selecionado. E isto é algo que enfoco em Técnicas de Entrevistas – você precisa estudar a linguagem técnica de sua área de atuação para assim responder com desenvoltura e demonstrar conhecimento a todas as perguntas que o entrevistador irá lhe fazer.

Todo mundo tem medo da fase dos testes psicológicos e das entrevistas administrativas. Mas, eu digo, elas não são os pontos mais importantes, o mais importante numa seleção é a Entrevista Técnica – onde alguém de sua área de atuação irá lhe entrevistar e sondar até onde vão de fato os seus conhecimentos profissionais para o cargo a que se propõe ocupar.

Mas como apoio, ofereço além dos modelos de curriculum, 450 frases (parágrafos) exemplos de redação técnica.

Em Técnicas de Entrevistas, sugiro leituras de material de sua área; sugiro ainda rever seus próprios trabalhos executados. Mas isto faz parte do capítulo Técnicas de Entrevistas.

Solicito aos leitores que não procurem apenas a parte de exemplos práticos, que coloco no final, mas que leiam com atenção todo o conteúdo desta obra.

São Paulo, maio de 1985.                        A AUTORA  Atualizado em 2002 – ReginaCélia

Copyright by  – Regina Célia de Souza  – escrito em 1983/84 – atualizado em março/2002 – reatualizado em 2014

Registro de direitos autorais: 33.245 – Biblioteca Nacional – 1a. edição impressa pela Copiadora Barros Ltda. São Paulo (SP)

 

Download – deste material – contribua com R$ 20,00 para ajudar Regina Célia, autora do livro. O valor é irrisório diante da utilidade do material. Procurar emprego será sempre o mesmo processo, divulgar, provar capacidade e participar de seleção de forma adequada.

CONTRIBUIÇÃO NO BRADESCO – AG. 2855 CONTA POUPANÇA 1004821-4 – Regina Célia de Souza – cpf 050991688-09

envie email com comprovante e o material será enviado ao seu email.

mailto:reginaceliatextos@gmail.com

ÍNDICE DE ASSUNTOS

 

  • Apresentação
  • Breve Curriculum de Regina Célia
  • A Importância da Apresentação do Curriculum com Estilo e Técnica
  • Elaboração de Curriculum Vitae – Como criar um Curriculum Eficiente
  • Material de Apoio à Redação de Curriculum Vitae – 450 Textos sugestivos para criação de frases e parágrafos de um curriculum técnico.
  • ASSUNTOS POR ÁREA PROFISSIONAL.
  • Engenheiro Mecânico – Área Industrial
  • Engenheiro Mecânico – Área Industrial
  • Engenheiro Mecânico – Área Industrial
  • Projetista Industrial – Área Industrial
  • Gerente de Engenharia Industrial – Área Industrial
  • Engenheiro Químico – Área Industrial
  • Gerente Industrial – Área Industrial
  • Programador de Dados – CPD – Grande Porte
  • Auxiliar de Escritório – CPD – Grande Porte
  • Analista de Sistemas – CPD – Grande Porte
  • Analista de Projeto – CPD – Grande Porte
  • Analista de Sistemas – CPD – Grande Porte
  • Auditor de Sistemas – CPD – Grande Porte
  • Marketing – Comercial
  • Operador/Controlador/Programador
  • Produção/analista de Produção – CPD
  • Secretária de Vendas – Comercial
  • RH – Administração Pessoal – Área Recursos Humanos
  • RH – Administração Pessoal – Área Recursos Humanos
  • Auxiliar de Compras – Área de Compras
  • Comprador – Área de Compras
  • Gerente de Compras – Área de Compras
  • Operador Mercado de Capitais – Financeiro
  • Coordenador de Redes – Área Comercial
  • Projetista/Ferramenteiro – Área Técnica Mecânica
  • Modelos de Curriculum – para você adaptar às suas necessidades
  • Modelo 1 – Administrativo
  • Modelo 2 – Técnico Desenhista
  • Modelo 3 – Administrativo
  • Modelo 4 – Advogado
  • Modelo 5 – Contabilidade-Informática
  • Modelo 6 – Contabilidade
  • Modelo 7 – Gerência Industrial
  • Modelo 8 – Técnico Mecânico
  • Modelo 9 – Financeiro
  • Modelo 10 – Psicologia – Assistência Social
  • Modelo 12 – Técnico Eletrônico
  • Modelo 13 – Administrativo Financeiro
  • Modelo 14 – Manutenção Industrial
  • Modelo 15 – Financeiro
  • Modelo 16 – Comercial
  • Modelo 17 – Vendas-Comercial
  • Modelo 18 – Marketing Assistência Técnica
  • Modelo 19 – Secretária Administrativa
  • Modelo 20 – Secretária de Vendas
  • Modelos  de Carta/Curriculum Mala Direta  ou Primeiro Contato
  • Técnicas de Entrevistas – comportamentos numa entrevista de emprego.
  • Perguntas mais freqüentes sobre CV e Recolocação.

Download – deste material – contribua com R$ 20,00 para ajudar Regina Célia, autora do livro. O valor é irrisório diante da utilidade do material. Procurar emprego será sempre o mesmo processo, divulgar, provar capacidade e participar de seleção de forma adequada.

CONTRIBUIÇÃO NO BRADESCO – AG. 2855 CONTA POUPANÇA 1004821-4 – Regina Célia de Souza – cpf 050991688-09

mande email com comprovante para baixar o material em seu email.

reginaceliatextos@gmail.com

 

Sobre reginacelia

Sou Regina Celia nascida em 1944, formada em contabilidade mas trabalhando com serviços de textos e serviços secretarias desde 1977. Nos últimos 15 anos vem trabalhando na internet como apoio a web designers na criação de textos e estrutura de comunicação.
Esta entrada foi publicada em Downloads pagos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.