Estrutura do Texto: como ter um texto legível

Estrutura do Texto

Estrutura do Texto: como ter um texto legível  

Os textos podem ser informativos, técnicos ou literários.

Meu foco/objetivo são os textos informativos, descritivos e persuasivos para criar o contexto de marketing de sites e blogs.

Um texto legível é aquele que segue uma determinada estrutura, seja ele, literário, comercial, técnico. Não interessa se o texto vai ser no final um romance, uma petição, um artigo para jornal, um artigo/post para blog, uma página de site. Todo texto tem que ter:

  1. a) Introdução:  que aponta para o objetivo do texto
  2. b) Discussão:  que é a parte discursiva do texto, a explanação
  3. c) Conclusão: é onde se faz a informação final das finalidades do texto.
    Em conteúdo de blogs busca-se na conclusão o fechamento de vendas.

 

Introdução

Na introdução se aponta os objetivos do texto, do livro, do documento, do artigo, do post de blog ou página de um site. A introdução pode ser curta, como pode ser longa, dependendo do foco.

Se a introdução é para um artigo de blog ela não deve ter mais que 2 ou 3 parágrafos e conter nela a palavra-chave escolhida para o post do blog.

Discussão

A Discussão é onde se faz a trama do texto, se dá detalhes do projeto, descrição do produto, ou se faz a discussão teórica se for o caso de uma tese ou um documento científico.

A discussão pode ter quantas páginas forem necessárias, quantos parágrafos o assunto exigir, dividindo-se em parágrafos, capítulos, títulos, subtítulos.

A discussão é a essência do trabalho. Sem a discussão teórica e literária não existe tese, sem a prova e contraprova não existe tese.

Em um currículo a introdução é o resumo de qualificações. A discussão é a colocação das realizações e a prova pela listagem de empregos, atividades e responsabilidades.

Em um artigo de blog a discussão é o detalhamento do assunto focado em palavras-chave escolhidas com antecedência e indicadas na introdução.

Um artigo de blog não deve ser tão conciso que deixe o assunto suspenso e nem tão longo que a pessoa se canse de ler, sem chegar à conclusão.

Se o texto ou conteúdo se tornar enfadonho, o trabalho do blogueiro está perdido, pois o potencial cliente não passando para a fase seguinte que é a conclusão, não se tem como chamar para a AÇÃO, que pode ser a frase COMPRE AGORA, COMPRE já, ou apenas DEIXE SEU EMAIL AQUI.

Conclusão

A conclusão é onde se encerra os objetivos e se coloca os resultados da discussão.

Numa tese ou monografia, a conclusão deve ter A PROVA de tudo que se discutiu no meio do texto.

Num romance se fecha o livro dando respostas a todo e qualquer mistério deixado em suspense durante o desenrolar da estória ou história, depende, se é fantasia é estória, se baseado em fatos reais é história.

Se é um artigo ou post de blog na conclusão fecha-se a descrição dos fatos sobre o produto e evoca o leitor para a ação. Já colocamos acima que a ação é solicitar ao cliente que ASSINE O BLOG, QUE FECHE SUA COMPRA, OU SIMPLESMENTE dê sua opinião, ou faça um contato.

Hoje em dia, vejo por ai, que a maioria dos blogueiros está colocando uma LANDPAGE – ou um formulário em pop up exigindo a assinatura do visitante antes que este seja de fato informado do que vai encontrar naquele blog ou site.

Eu acho que isto é um erro estratégico. Muitos vão embora sem acessar o conteúdo, e muitos que deixam o e-mail para futuros contatos, no primeiro e-mail recebido solicita descadastramento.

Então, na minha humilde opinião, digo que está forma é um erro, não deve cobrar ação do visitante na entrada; devemos cobrar na saída e se ele não fizer a ação é porque não é um cliente potencial.

Autora: Regina Celia de Souza

Sobre reginacelia

Sou Regina Celia nascida em 1944, formada em contabilidade mas trabalhando com serviços de textos e serviços secretarias desde 1977. Nos últimos 15 anos vem trabalhando na internet como apoio a web designers na criação de textos e estrutura de comunicação.
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